Livro acessível
0
Carrinho
Clique para ampliar
Companhia das Letras
VERÃO
Cenas da vida na província
Livro
R$ 57,90
Fechar
Escolha um vendedor
#VERAO
Um pesquisador inglês está escrevendo a biografia do escritor John Coetzee, já falecido, concentrando-se no início de sua carreira. Para tanto, consulta os Cadernos do autor e entrevista quatro mulheres e um homem que teriam convivido com ele.
Apresentação
Novo lançamento do premiado autor sul-africano J. M. Coetzee (Nobel de 2003), Verão é o terceiro livro da trilogia Cenas da vida na província, composta também por Infância e Juventude. Coetzee lança mão de artifícios narrativos refinados para compor um relato de ficção autobiográfica, construído de maneira múltipla e indireta.
Quem estrutura a história é um pesquisador inglês, Vincent, interessado na vida de John Coetzee, autor que já morreu. Para escrever a biografia de Coetzee, Vincent recorre a outras fontes: os Cadernos do autor, com anotações autobiográficas, e entrevistas com pessoas que o conheceram.
O biógrafo concentra-se nos anos 1970, período que precede o reconhecimento literário do jovem John Coetzee, então nos seus trinta anos.
Nesse momento de maturação do jovem, vivia-se a plena vigência do apartheid, e John Coetzee retornava de uma temporada nos Estados Unidos.
John tem de se readaptar a um país em estado social convulsivo, ao convívio com a família tradicional, de ascendência africânder, e às desconfianças com relação ao seu comportamento excêntrico.
Os limites entre ficção e autobiografia se esgarçam nesta obra e permitem que o autor sul-africano componha um retrato admirável de si próprio, em que fala sobre suas limitações e seus desejos, sobre suas posições políticas, filosóficas, pedagógicas e estéticas. Neste excepcional Verão, não há espaço para vaidade ou autocomiseração. Ao contrário, imperam o senso crítico, a autoironia e a inventividade literária.
Ficha Técnica
Título original: SUMMERTIME
Tradução: José Rubens Siqueira
Capa: Kiko Farkas / Máquina Estúdio e Thiago Lacaz / Máquina Estúdio
Páginas: 280
Formato: 14.00 X 21.00 cm
Peso: 0.360 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 27/04/2010
ISBN: 9788535916379
Selo: Companhia das Letras
Autor

Assine a newsletter da Companhia