Livro acessível
0
Carrinho
Títulos / Companhia das Letras / SILENCIOSA ALGAZARRA
Clique para ampliar
Companhia das Letras
SILENCIOSA ALGAZARRA
Reflexões sobre livros e práticas de leitura
#SILENCIOSAALGAZARRA
Autora da série infantil Histórias à Brasileira, Ana Maria Machado reúne aqui quinze textos de não ficção, todos sobre o livro e a leitura na atualidade, enriquecendo a vertente crítica de sua premiada produção literária.
Apresentação
À exceção da monografia inédita sobre a literatura dos irmãos Grimm, “Contador que conta um conto faz contato em algum ponto”, escrita em 1986 e especialmente revisada e atualizada para esta publicação, os textos reunidos no novo livro de Ana Maria Machado foram produzidos ao longo dos últimos quatro anos. Os artigos e palestras selecionados, em grande parte encomendados para eventos ou por periódicos específicos, documentam sua incansável atuação em prol da universalização da leitura e dos livros.
Autora de premiadas ficções infantis, Ana Maria presenteia aqui seus leitores adultos com momentos recentes de sua visão privilegiada da literatura. O livro discute temas tão diversos como a censura, os problemas do convívio entre escritores e críticos, a ilustração nos livros infantis, o medo como mote das narrativas e a prática da literatura com os pequenos pacientes de hospitais. Desse modo, ela dá continuidade a reflexões desenvolvidas em trabalhos como Contracorrente (1999) e Ilhas no tempo (2004), buscando ouvir na silenciosa disposição da biblioteca imaginária da cultura o alarido secreto dos livros em busca de seus leitores.


Ficha Técnica
Título original: SILENCIOSA ALGAZARRA
Capa: Fabio Uehara
Páginas: 296
Formato: 14.00 X 21.00 cm
Peso: 0.371 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 14/06/2011
ISBN: 9788535918823
Selo: Companhia das Letras
Autor

Assine a newsletter da Companhia