Livro acessível
Companhia das Letrinhas
TERRA
Lampião e a Baronesa
Autor: Heloisa Prieto
Ilustrador: CárcamO
Livro
R$ 39,90
Fechar
Escolha um vendedor
Livro vencedor do prêmio FNLIJ 2002 / Categoria: Criança
#TERRA
Lampião, Maria Bonita e a cultura sertaneja nas palavras de uma das maiores contadoras de histórias do Brasil. Fato ou ficção? História ou folclore? Heloisa Prieto joga com as ambigüidades desse grande personagem que é Lampião, reproduzindo o ambiente do sertão e o cenário das lutas do cangaço num texto empolgante e sensível.
Apresentação
Terra - Lampião e a Baronesa dá seqüência à série em que Heloisa Prieto reconta histórias do folclore brasileiro. Em Mata, o primeiro volume da série, o tema central são os personagens das mais belas lendas do Brasil: o boto, a Matinta Pereira, a Mãe d'água. Desta vez, o herói é Lampião, o rei do cangaço, que se enraizou na tradição oral do país como um dos mais fortes personagens da história nordestina.
A apresentação da antropóloga Lilia Moritz Schwarcz discute a relação entre história e mitologia. Por que Lampião ainda hoje desperta tanto fascínio e tanta polêmica? A questão está longe de se resolver de forma definitiva e pode ser tema de um belo debate em sala de aula. O posfácio de Armando Vallado, que coordenou a pesquisa de folclore do livro, traz os elementos mais factuais sobre a vida do cangaceiro.
Ficha Técnica
Título original: TERRA - LAMPIAO E A BARONESA
Capa: Guilherme Vianna
Páginas: 48
Formato: 21.00 X 28.00 cm
Peso: 0.204 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 12/11/2002
ISBN: 9788574061542
Selo: Companhia das Letrinhas
Prêmios
Livro vencedor do prêmio FNLIJ 2002 / Categoria:
Série
MATA - Contos do folclore brasileiro
Heloisa Prieto
A beleza irresistível do boto, a horripilante bruxa amazônica, a generosidade da Mãe d'água - eis alguns dos mistérios narrados neste livro, em histórias que possuem dois grandes dons: fazer rir e despertar a imaginação com algumas das mais belas lendas da tradição oral do mundo. Leia +
TERRA - Lampião e a Baronesa
Heloisa Prieto
Lampião, Maria Bonita e a cultura sertaneja nas palavras de uma das maiores contadoras de histórias do Brasil. Fato ou ficção? História ou folclore? Heloisa Prieto joga com as ambigüidades desse grande personagem que é Lampião, reproduzindo o ambiente do sertão e o cenário das lutas do cangaço num texto empolgante e sensível. Leia +
Autor

Assine a newsletter da Companhia