Seis ensaios brilhantes do crítico que renovou a leitura dos livros de Machado de Assis. Um marco da cultura brasileira.
Se há um crítico brasileiro que marca e influencia outros estudiosos ao redor do mundo é Roberto Schwarz. Sua inovadora abordagem das relações entre a forma ficcional e a estrutura de classes nos romances de Machado de Assis é fruto das mais avançadas formulações nas áreas da teoria estética, da história e da sociologia. Herdeiro da Escola de Frankfurt, Schwarz ampliou o campo da crítica - inclusive em termos geográficos, pois hoje os textos do brasileiro são lidos e comentados nas melhores universidades europeias e norte-americanas. Em As ideias fora do lugar estão nada menos que seis peças da crítica literária do autor, textos essenciais que são leitura obrigatória para todos aqueles interessados em entender o nosso país por meio da literatura e das ciências sociais. Cultura e política no Brasil sob a ditadura, Machado de Assis, identidade nacional e uma leitura arrojada da ficção de Paulo Emilio Sales Gomes formam a constelação de temas e motivos deste volume. No ensaio que empresta seu título ao livro, Schwarz tenta compreender como se deu, na forma do romance oitocentista brasileiro, a leitura de uma sociedade na qual as ideias liberais eram solapadas pela realidade de um país escravocrata e socialmente atrasado, em que o favor era a moeda corrente. O nó dessa questão é exposto com brilhantismo nesse texto que é uma das pedras de toque da crítica dos últimos trinta anos. Uma obra-prima da leitura social de textos de ficção.
Título original: As ideias fora do lugar
Páginas: 152
Formato: 13.00 X 20.00 cm
Peso: 0.152 kg
Acabamento: Livro brochura
Lançamento: 25/06/2014
ISBN: 9788563560957
Selo: Penguin-Companhia
Antropofagia
Caetano Veloso
Publicado originalmente no livro Verdade tropical, este ensaio-memória remonta o conceito de antropofagia, da Semana de Arte Moderna até sua apropriação pelos concretos e tropicalistas.
Leia +
A desobediência civil
Henry David Thoreau
Ao criticar corajosamente os excessos do American Way of Life nascente, o filósofo abolicionista Henry David Thoreau oferecia aos leitores não apenas uma possibilidade crítica, mas um exemplo vivo de resistência pacífica.
Leia +
O homem cordial
Sérgio Buarque de Holanda
Próximo volume da coleção Grandes Ideias, O homem cordial reúne o capítulo homônimo do clássico Raízes do Brasil e outros momentos altos da produção historiográfica de Sérgio Buarque de Holanda.
Leia +
O jornal e o livro
Machado de Assis
Esta seleção de textos pouco conhecidos de Machado de Assis revela as reflexões de um escritor preocupado com a literatura, o teatro, o papel da imprensa, entre outros temas que foram importantes para sua época e que continuam a ser discutidos nos dias de hoje.
Leia +
O mal-estar na civilização
Sigmund Freud
Um dos textos mais brilhantes de Sigmund Freud, usado como objeto de estudo na psicanálise mas também nos cursos de sociologia e antropologia, agora em edição econômica e tradução de Paulo César de Souza.
Leia +
A mão invisível
Adam Smith
Os capítulos fundamentais da obra maior de Adam Smith, pioneiro da economia política e um dos principais ideólogos do liberalismo.
Leia +
Por que escrevo
George Orwell
Breve coletânea de um dos maiores ensaístas contemporâneos, Por que escrevo traz textos sobre o poder dos livros e da leitura, a importância da linguagem e a necessidade de se escrever. Tudo isso com a habilidade característica do autor de 1984.
Leia +
Deixe seu comentário
Você deve estar logado para comentar