Livro acessível
0
Carrinho
Títulos / Claro Enigma / DE OLHO EM EUCLIDES DA CUNHA
Clique para ampliar
Claro Enigma
DE OLHO EM EUCLIDES DA CUNHA
Escritor por acidente e repórter do sertão
Livro
R$ 34,90
Fechar
Escolha um vendedor
#DEOLHOEMEUCLIDESDACUNHA
Os livros desta coleção trazem biografias através de imagens: a partir de extenso uso de fontes visuais, a vida de personagens fundamentais para se compreenderem a história e a sociedade brasileiras é narrada de modo original, abrindo um frutífero caminho para o ensino de história. Coordenação de Lilia Moritz Schwarcz e Lúcia Garcia.
Apresentação
"Um escritor por acidente." Assim se definiu Euclides da Cunha ao tomar posse na Academia Brasileira de Letras, em 1906. Engenheiro de formação, sua experiência como correspondente do jornal O Estado de S.Paulo em Canudos, em 1897, onde cobriu a revolta liderada por Antonio Conselheiro contra a República nascente, levou-o a descobrir um outro Brasil, experiência que resultou na grande obra Os sertões.
Euclides da Cunha: escritor por acidente e repórter do sertão é um estimulante encontro com a história pessoal do escritor através de fotos e cartas, entre outras fontes, aproximando os alunos do trabalho do historiador. É explorada, por exemplo, a correspondência do escritor com seus filhos. Nas cartas, o pai, atencioso, orientava-os a se aplicarem nos estudos. São explorados também recortes de jornais da época que noticiaram o trágico assassinato de Euclides num duelo, por Dilermando de Assis.
Além da trajetória pessoal do escritor, a biografia de Euclides da Cunha aproxima o leitor dos acontecimentos marcantes da Primeira República brasileira, possibilitando que ele comece a compreender o passado e certo imaginário do Brasil.
Ficha Técnica
Título original: DE OLHO EM EUCLIDES DA CUNHA
Capa: Rita da Costa Aguiar
Páginas: 80
Formato: 14.00 X 19.00 cm
Peso: 0.111 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 29/09/2009
ISBN: 9788561041380
Selo: Claro Enigma
Autor

Assine a newsletter da Companhia