Em seu único romance, Zélia Gattai revive a passagem da infância para a adolescência ao narrar o processo de amadurecimento de uma menina na São Paulo da década de 1950.
O romance de Zélia Gattai acompanha as dores e descobertas da menina Geane, que precisa enfrentar a morte da mãe e conviver com uma madrasta ao mesmo tempo que experimenta transformações físicas e o despertar da sexualidade.
São temas simples que, nas mãos de Zélia, se transformam num relato de formação minucioso. Sem moldes e sem fórmulas, a menina se faz a cada pequeno golpe que a realidade lhe aplica. As paixões súbitas que atordoam suas relações com os meninos; a força das palavras, que pode estar nas linhas precárias de um telegrama; as lembranças infantis das férias, do Natal, das conversas com os mais velhos, que ajudam a temperar a agitação das mudanças.
É nas pequenas alegrias - bailes de adolescentes, programas de calouros e o convívio com personagens fascinantes como Ricardina, a menina pobre que deseja se transformar em cantora - que a protagonista reúne forças para enfrentar as dificuldades e se redesenhar.
Tendo como pano de fundo o início dos anos 1950 na cidade de São Paulo, Zélia não se deixa levar nem pela tentação sociológica nem por apelos da psicologia. Ela não escreve para explicar ou para interpretar, mas para contar uma boa história.
Título original: Crônica de uma namorada
Páginas: 272
Formato: 14.00 X 21.00 cm
Peso: 0.333 kg
Acabamento: Livro brochura
Lançamento: 31/01/2011
ISBN: 9788535917932
Selo: Companhia das Letras
A casa do rio vermelho
Zélia Gattai
Zélia Gattai e Jorge Amado viveram longos anos num belo casarão no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. Casa festiva e cheia de amigos, distante da clausura dos gabinetes e das academias literárias, é ela o centro deste livro delicioso, repleto de imagens de época.
Leia +
Chão de meninos
Zélia Gattai
Entre viagens a países longínquos e sentimentos ambíguos diante da política e da realidade, pequenas histórias do dia a dia e amigos que não param de lhe trazer surpresas, Zélia Gattai continua sua trajetória de narradora sábia e serena neste livro de memórias delicado.
Leia +
Um chapéu para viagem
Zélia Gattai
No aniversário de setenta anos de Jorge Amado, Zélia Gattai presenteou o marido com este livro sobre seus primeiros anos de casamento. Com bom humor e sensibilidade, ela narra as lutas políticas, as histórias divertidas da sogra e a descoberta da cultura baiana.
Leia +
Códigos de família
Zélia Gattai
Neste livro delicado, Zélia se debruça sobre os hábitos e as idiossincrasias de sua família, mostrando que seus laços não se sustentam apenas nos vínculos de sangue, mas, sobretudo, na celebração de uma mesma língua.
Leia +
Jardim de inverno
Zélia Gattai
Expulsos da França, depois de dois anos de exílio em Paris, Zélia Gattai e Jorge Amado são obrigados a se mudar para a Tchecoslováquia. Jardim de inverno narra os anos de desassossego e aflição, mas também de descobertas intensas, vividos pelo casal entre 1949 e 1952.
Leia +
Jonas e a sereia
Zélia Gattai
Para falar da origem das sereias, a professora Carolina Spacaferro conta a seus alunos a aventura de um pescador que um dia se apaixonou por um peixe. Publicado originalmente em 2000, este é o terceiro livro infantil de Zélia Gattai.
Leia +
Pipistrelo das mil cores
Zélia Gattai
Mais um divertido livro infantil de Zélia Gattai, que ganhou ilustrações de Pedro Rafael, Pipistrelo das mil cores é uma fábula em versos sobre uma criatura de asas coloridas, mais brasileiro do que muito mico-leão-dourado.
Leia +
Deixe seu comentário
Você deve estar logado para comentar