Livro acessível
0
Carrinho
Catálogo / Companhia das Letras / DE AMOR E TREVAS
Clique para ampliar
Companhia das Letras
DE AMOR E TREVAS
Tradução: Milton Lando
Livro vencedor do prêmio France Culture Étranger 2004 / Categoria:
#DEAMORETREVAS
Nesta narrativa autobiográfica, Amós Oz faz da sua história pessoal (o destino trágico da mãe e a procura de um novo eu para um menino) matéria privilegiada para a evocação dos caminhos de Israel, da diáspora à fundação de uma língua e de uma nação.
Apresentação
Entre a autobiografia e o romance, De amor e trevas é a extraordinária recriação dos caminhos percorridos por Israel no século XX, da diáspora à fundação de uma nação e de uma língua: o hebraico moderno. É também uma reflexão sobre a história do sionismo e a criação de Israel como necessidade histórica de um povo confrontado com a ameaça de extinção.
Ganhador do Prêmio France Culture de 2004 e do Prêmio Goethe do mesmo ano, o livro extrai sua grandeza da simplicidade de um gesto narrativo que faz do olhar de um menino o fio condutor de uma história vigorosa e bela da constituição da identidade de um garoto e uma nação. Essa confluência é sintetizada em cenas que marcaram a memória do escritor, como a da multidão que ouve pelo rádio, numa praça de Jerusalém, a votação da ONU que determinou a criação do Estado de Israel - cenas que se imprimem na mente do leitor com uma notável força narrativa.
Confrontado com o suicídio da mãe aos doze anos, três anos depois Oz declara sua independência e volta as costas para o mundo em que crescera a fim de assumir uma nova identidade num novo lugar: o kibutz Hulda, na fronteira com o mundo árabe.

"Provavelmente a obra literária mais vendida na história de Israel [...]. É um dos livros mais engraçados, trágicos e comoventes que já li." - Linda Grant, The Guardian
Ficha Técnica
Título original: A TALE OF LOVE AND DARKNESS
Tradução: Milton Lando
Páginas: 624
Formato: 16.00 X 23.00 cm
Peso: 0.835 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 19/05/2005
ISBN: 9788535906479
Selo: Companhia das Letras
Prêmios
Livro vencedor do prêmio France Culture Étranger 2004
Autor
Comentários

Deixe seu comentário

Você deve estar logado para comentar
Faça seu login
Recomendação
Marcelo Backes
Oz, onde está o Nobel, que não te encontra? De amor e trevas de Amós Oz é um dos grandes romances dos últimos tempos. Mestre na arte de misturar ficção e autobiografia, Oz trabalha sua obra como um mundo acabado e ademais pujante, fundamentado no discurso subjetivo e na reconstrução histórica, sempre mantendo um bom espaço para a psicologia da anedota. De amor e trevas é uma aula pra quem quiser descobrir o significado de palavras, muitas vezes usadas de modo volúvel, como densidade, vigor e epifania - sublime.

Assine a newsletter da Companhia


Grupo Companhia das Letras

Editora Schwarcz S.A. - São Paulo
Rua Bandeira Paulista, 702, cj. 32
04532-002 - São Paulo - SP
Telefone: 11 3707-3500
Fax: 11 3707-3501
Editora Schwarcz S.A. - Rio de Janeiro
Praça Floriano, 19, sala 3001
20031-050 - Rio de Janeiro - RJ
Telefone: 21 3993-7510
Todos os direitos reservados 2020