Livro acessível
0
Carrinho
Títulos / Companhia das Letras / DE AMOR E TREVAS
Clique para ampliar
Livro vencedor do prêmio France Culture Étranger 2004 / Categoria:
#DEAMORETREVAS
Nesta narrativa autobiográfica, Amós Oz faz da sua história pessoal (o destino trágico da mãe e a procura de um novo eu para um menino) matéria privilegiada para a evocação dos caminhos de Israel, da diáspora à fundação de uma língua e de uma nação.
Apresentação
Entre a autobiografia e o romance, De amor e trevas é a extraordinária recriação dos caminhos percorridos por Israel no século XX, da diáspora à fundação de uma nação e de uma língua: o hebraico moderno. É também uma reflexão sobre a história do sionismo e a criação de Israel como necessidade histórica de um povo confrontado com a ameaça de extinção.
Ganhador do Prêmio France Culture de 2004 e do Prêmio Goethe do mesmo ano, o livro extrai sua grandeza da simplicidade de um gesto narrativo que faz do olhar de um menino o fio condutor de uma história vigorosa e bela da constituição da identidade de um garoto e uma nação. Essa confluência é sintetizada em cenas que marcaram a memória do escritor, como a da multidão que ouve pelo rádio, numa praça de Jerusalém, a votação da ONU que determinou a criação do Estado de Israel - cenas que se imprimem na mente do leitor com uma notável força narrativa.
Confrontado com o suicídio da mãe aos doze anos, três anos depois Oz declara sua independência e volta as costas para o mundo em que crescera a fim de assumir uma nova identidade num novo lugar: o kibutz Hulda, na fronteira com o mundo árabe.

"Provavelmente a obra literária mais vendida na história de Israel [...]. É um dos livros mais engraçados, trágicos e comoventes que já li." - Linda Grant, The Guardian
Ficha Técnica
Título original: A TALE OF LOVE AND DARKNESS
Tradução: Milton Lando
Capa: Raul Loureiro
Páginas: 624
Formato: 16.00 X 23.00 cm
Peso: 0.835 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 19/05/2005
ISBN: 9788535906479
Selo: Companhia das Letras
Prêmios
Livro vencedor do prêmio France Culture Étranger 2004
Autor
Recomendação
Marcelo Backes
Oz, onde está o Nobel, que não te encontra? De amor e trevas de Amós Oz é um dos grandes romances dos últimos tempos. Mestre na arte de misturar ficção e autobiografia, Oz trabalha sua obra como um mundo acabado e ademais pujante, fundamentado no discurso subjetivo e na reconstrução histórica, sempre mantendo um bom espaço para a psicologia da anedota. De amor e trevas é uma aula pra quem quiser descobrir o significado de palavras, muitas vezes usadas de modo volúvel, como densidade, vigor e epifania - sublime.

Assine a newsletter da Companhia